HISTÓRIA




            O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gavião Imperial foi fundado em 23 de janeiro de 1984, quando os componentes do bloco “Os Gatões” resolveram unir-se aos do bloco “Unidos da Plebe” e formar uma escola de samba. A turma se reunia na esquina da rua Duque de Caxias com a antes travessa dos Calafates, próximo à antiga “Casa Medeiros”, loja de material de construção do Sr. José Noronha, a qual já dava nome a um clube de futebol onde jogavam alguns dos fundadores. Daí veio o primeiro nome da Escola “Gaviões da Medeiros” que foi usado até 1997.
            São fundadores da Escola: José Antônio(Xixá), João Maria, José Barbosa(Zé do Ovo), Alô, Paulo Sérgio,Toinho Medeiros, Pelé, Assis de Naninha, Wellington Pereira, Eraldo, Júnior de D. Carminha, Ra-rá, Chico Gato, entre outros.
Nos primeiros carnavais a escola desfilava puxada por sambas antigos conhecidos dos foliões como “Quebrei o Jarro”, “Pobre Não Sai do Miserê”, “Acorda Helena”, etc. e não se usava alegorias. Nessa época desfilava-se no período da tarde, aos domingos e terças-feiras e percorria-se quase todas as ruas da cidade. Compunham a Escola apenas a bateria, porta bandeira e mestre-sala e alguns passistas. Em 1987, pela primeira vez foi cantado um samba enredo de verdade, trazido da Baixada Santista por um antigo folião, o samba “Que Maravilha!” da Amazonense foi adaptado para nossa bateria e a partir deste ano, todos os enredos, os sambas, alegorias, etc. foram criados e desenvolvidos pelos integrantes da própria Escola.
Em 1987 a Agremiação passa por consideráveis mudanças com a chegada do carnavalesco Juscelino, as principais foram a mudança do nome para “Gavião Imperial” e as cores que inicialmente eram azul e branca, mas devido serem as mesmas da outra Escola da cidade, o azul foi trocado pelo verde.
Em 1995 foi criado o escudo oficial da Escola.
Em 1999, depois de tanto mudar de endereço, a Escola ficou sediada na rua Francisco Ferreira Souto,s/n. A sede foi batizada de “Sede Social Sebastião Caetano”, homenagem feita in memoriam  ao grande Tião que deixou saudades. Eram realizadas reuniões semanalmente, e também os ensaios, e os trabalhos de barracão. Foi o período mais produtivo da Escola. Infelizmente fomos desalojados da sede da qual nos servimos por quatro anos consecutivos
Em 2001 foi aprovado e registrado o estatuto da Agremiação. Na oportunidade foi acrescida a cor laranja às cores oficiais da Escola, ficando assim o pavilhão em três cores ,verde, branca e  laranja. Neste mesmo ano foi feito o registro no cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o nº 04.726.727/0001-01.
No ano de 2002 foi realizada a primeira eleição direta para presidente, quando foi eleito e empossado o Sr. José Barbosa de Andrade Filho.
Em 2005 vários compositores apresentaram sambas diferentes, então pela primeira vez foi realizado um concurso para escolha do samba-enredo. O tema era “mitologia” e o vencedor foi o compositor Sérvulo Caetano.
Em 2008 a Escola não desfilou. Problemas de administração, abandono dos bens materiais, falta de uma sede e outros fatores contribuíram para tal.
Hoje a Agremiação ainda não possui uma sede própria, mas luta com garra, a garra que todo Gavião tem, pra continuar  fazendo sempre bons carnavais, contribuindo assim com a alegria do povo e com a valorização da cultura.
A luta continua!